Talento Tech: projeto da Seti será coordenado pela UEPG

4 DE ABRIL DE 2024

O Governo do Estado do Paraná lançou na segunda-feira (01) o Projeto Talento Tech-PR. Como parte central da iniciativa, a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti) vai capacitar jovens em tecnologia da informação e comunicação. Os cursos serão ofertados para estudantes do ensino médio e superior, por meio do  Núcleo de Tecnologia e Educação Aberta e a Distância da Universidade Estadual de Ponta Grossa (Nutead-UEPG), com participação das instituições de ensino superior do sistema estadual público.

A cerimônia, realizada no início da semana, teve como objetivo a apresentação e adesão das prefeituras contempladas no projeto. O Talento Tech-PR é articulado pela Secretaria de Estado do Planejamento (SEPL), com a Fundação Araucária e as Secretarias de Inovação, Modernização e Transformação Digital (SEI), do Estado da Educação (Seed) e Seti. Além das sete universidades estaduais do Paraná, que executarão as atividades sob coordenação da UEPG, a iniciativa contará com a participação de empresas do setor de tecnologia e informação, as Big Techs. O objetivo é buscar a garantia de oferta de empregos remotos aos participantes ao fim da formação. O objetivo é, ao mesmo tempo, atender demanda de mercado por profissionais qualificados e aquecer a economia das regiões impactadas.

O foco do projeto, inicialmente, são jovens moradores de cinquenta municípios com os mais baixos indicadores no Índice Ipardes de Desenvolvimento Municipal (IPDM). A maior parte do investimento, cerca de R$ 63 milhões, será empregada no pagamento de bolsas, nos valores de R$ 1.350,00 a estudantes de Ensino Médio e R$ 1.500 para inscritos de Ensino Superior, por meio da Fundação Araucária. O projeto visa formar, ao longo do triênio, três mil estudantes, em cursos ofertados pelo Núcleo de Tecnologia e Educação Aberta e a Distância da UEPG (Nutead). Os cursos de capacitação profissional em programação computacional e tecnologias de informação são compostos por aulas remotas, que acontecerão no Ambiente Virtual de Aprendizado (AVA), e atividades práticas presenciais, em locais a serem definidos pela Secretaria de Educação do Paraná (SEED).

Para o secretário da Seti, professor Aldo Nelson Bona, a execução de um projeto grande, como o Talento Tech-PR, é possível graças à presença e tamanho das universidades estaduais do Paraná. “Nós investimos muito em ensino superior. Somos o Estado com mais universidades estaduais no Brasil, distribuídas por todas as regiões e próximas de todos os municípios, de forma atender nossa população na sua totalidade”. O secretário destaca o cuidado da UEPG com a qualidade da formação oferecida pelo projeto.

“Esta é uma ação que coloca nossas universidades a serviço da sociedade, com capacitação para geração de emprego, renda e, por consequência, qualidade de vida. Nossa meta é formar jovens em uma área que carece de profissionais qualificados, tendo em vista o desenvolvimento regional e sustentável”, exalta Luiz Márcio Spinosa, diretor de Ciência, Tecnologia e Inovação da Fundação Araucária.

Como irá funcionar

O processo seletivo e o início das aulas do Talento Tech-PR estão previstos para o primeiro semestre de 2024. A abertura das inscrições será divulgada pelos canais oficiais da UEPG. Poderão se matricular, a cada semestre, 10 estudantes por cidade participante da iniciativa. Além do pagamento da bolsa, os participantes receberão computadores para desenvolver atividades práticas de programação e acompanhamento pedagógico de professores da rede pública de ensino, que também serão agraciados com bolsas.

Evento

Participaram da cerimônia de lançamento do projeto, representando a UEPG, o vice-reitor, professor Ivo Mottin Demiate; a coordenadora do Nutead, professora Patrícia Vosgrau; o diretor da Agência de Inovação e Propriedade Intelectual (Agipi), professor Albino Szesz Junior; o prefeito do Campus, Elias Pereira; e a professora Paola Scortegagna. O vice-reitor relata satisfação com o compromisso da UEPG em coordenar o Talento Tech-PR. “Esta é uma proposta ousada, que conta com grande volume financeiro e envolvimento de todas as universidades estaduais. A ideia do projeto é garantir que os estudantes recebam qualificação profissional adequada na área de tecnologia da informação e ao mesmo tempo permaneçam em seus municípios”. A coordenadora do Nutead, professora Patrícia Vosgrau, reforça que a iniciativa terá impacto regional. “O início desse processo de profissionalização para nossos jovens também pode contribuir com o desenvolvimento regional onde as turmas estarão alocadas”, exalta.

“O Talento Tech-PR leva esse nome porque permite reter talentos na área da tecnologia em suas regiões, que sem esta oportunidade iriam para grandes centros”, salienta o secretário de Planejamento do Paraná, Guto Silva. O diretor-presidente da Celepar, André Gustavo Souza Garbosa, ressalta que a preocupação do Estado é auxiliar a fomentar oportunidades.

Para o secretário estadual de Educação, Roni Miranda, o projeto vem para reforçar o investimento em educação tecnológica que o Governo Estadual desenvolve: “Já são mais de 500 mil alunos da rede estadual de ensino em contato direto com a linguagem da programação”. O secretário de Inovação, Modernização e Transformação Digital do Paraná, Marcelo Rangel, pontuou a excelência do conteúdo oferecido pela UEPG. Representando os prefeitos presentes no evento de lançamento, a prefeita de Francisco Alves, Milena Silva Rosa, agradeceu a atenção dada aos municípios contemplados pelo projeto.

Texto e fotos: Gabriel Miguel